Retrofit

Retrofit

Retrofit é um termo usado para falar sobre reformas e melhorias em imóveis antigos que estão nas carteiras de Fundos Imobiliários, conheça agora o seu significado!

O que é Retrofit?

Retrofit é um termo utilizado em vários contextos diferentes, não apenas para imóveis, mas neste artigo vamos falar sobre o seu significado no contexto imobiliário e para os FIIs.

O Retrofit é uma solução para construções antigas e com problemas nas suas estruturas e instalações. Basicamente, ao realizar um Retrofit a meta é preservar o que o imóvel tem de bom e reformar aquilo que já não está adequado.

No Brasil, esta prática está ganhando espaço principalmente para preservar o patrimônio histórico de diversas construções e como opção de melhoria do patrimônio em áreas com baixo potencial construtivo, como em algumas metrópoles do país.

Objetivos do Retrofit

Os objetivos de realizar um Retrofit podem ser vários, mas independente do objetivo específico a ideia é sempre é melhorar e modernizar o imóvel em questão.

Uma finalidade importante para um Retrofit é adequar o imóvel de acordo com a legislação, tornando o imóvel seguro contra incêndios e cumprindo todas a normas necessárias.

É possível também melhorar a estética e o conforto do imóvel, melhorando as fachadas e realizando mudanças para melhorar a beleza do imóvel e o conforto das pessoas ao chegarem no local, como aumentar ou diminuir a temperatura interna.

Além disso, é muito comum realizar Retrofit para implementar os sistemas de segurança e informática de diversos imóveis.

Por que fazer um Retrofit?

Realizar um Retrofit é interessante porque é possível readequar um imóvel já existente, melhorando as suas instalações e transformando um imóvel velho e com problemas em um imóvel moderno e mais bonito.

O Retrofit apresenta mais uma vantagem, que é economizar tempo nas aprovações do imóvel, visto que não é necessário realizar fundação, como é feito em construções do zero, assim, o Retrofit aproveita a estrutura já existe e apenas moderniza o que for de maior importância para a valorização do imóvel.

Para o investidor do setor imobiliário, entender a prática do Retrofit é muito importante para saber quais empreendimentos antigos podem trazer bons rendimentos no futuro.

Fontes

https://fiis.com.br/artigos/o-que-e-retrofit/