ROE

ROE (Returno On Equity)

Este indicador é muito importante na hora de fazer a análise fundamentalista de uma empresa, você já sabe o que ele significa?

pexels-karolina-grabowska-4386476

O que é o ROE?

O ROE (do inglês Returno On Equity), pode ser traduzido como “Retorno sobre Patrimônio líquido” e ele indica o quanto uma empresa é capaz de gerar valor para o negócio e seus investidores a partir de seus recursos.

Ou seja, ao analisar o ROE de uma empresa, estamos medindo a performance dela e descobrindo se os investidores dessa empresa conseguem bons resultados com ela ou não.

Como calcular?

O ROE é obtido dividindo o lucro de uma determinada empresa pelo seu patrimônio líquido em certo período.

O patrimônio líquido é resultado tanto do capital que os fundadores colocaram na empresa no momento da fundação, quanto do lucro acumulado ao longo dos anos.

O ROE mede justamente a capacidade da empresa de gerar lucro, devido ao capital que detém.

Porém, existem várias maneiras de colocar o patrimônio líquido na fórmula:

  • Utilizar o patrimônio líquido atual;
  • Utilizar uma média dos últimos 12 meses;
  • Utilizar o patrimônio líquido do início do período analisado (ex: de 12 meses atrás).

Conclusão

O ROE é um ótimo indicador para comparar duas empresas de um mesmo setor, ao perceber um ROE mais alto em determinada empresa, o investidor pode estar diante de uma boa oportunidade.

Além disso, existe uma relação entre o ROE e precificação de mercado, ou seja, empresas que têm este indicador alto, normalmente são precificadas com valores mais elevados.