Samuel Klein
Samuel Klein
Samuel Klein foi um empresário polaco-brasileiro de muito sucesso, foi o fundador das Casas Bahia, uma popular rede de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil, conheça agora a sua história!
História
Samuel Klein nasceu em Zaklików, na Polônia, em 15 de novembro de 1923, foi o terceiro de uma família judia com nove filhos, o seu pai era carpinteiro e sua mãe era dona de casa.
Quando criança começou a frequentar a escola e sofria preconceito de alguns colegas devido a sua origem e religião, muitas vezes recebeu o apelido de “judeuzinho”.
Com oito anos passou a trabalhar como marceneiro com seu tio e a aprender a vender os animais que viviam em sua casa.
Em 1939, o exército nazista invadiu a Polônia e Samuel foi levado, junto com seu pai para um campo de concentração chamado Majdanek, o terceiro maior campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.
Separado de sua família, ele realizou trabalhos forçados e mais tarde, foi levado para o campo de Auschwitz.
Após algum tempo em Auschwitz, Samuel tinha 16 anos de idade e decidiu fugir, em uma operação de movimentação dos prisioneiros, escapou dos soldados entrando em uma mata perto dali, acabou dormindo em uma plantação de trigo.
Samuel conseguiu fugir e por um tempo trabalhou em fazendas em troca de comida e até encontrou dois de seus irmãos novamente e a sua antiga casa, que estava destruída.
Tempos depois ele foi morar na Alemanha, que era administrada por norte-americanos. Lá, ele e seus irmãos encontraram o seu pai. Na Alemanha, Samuel passou a trabalhar como vendedor de cigarros e vodka para soldados americanos e conheceu Ana, que se tornou a sua esposa e com quem teve o primeiro filho.
Em 1952, juntando as economias, Samuel tentou ir para os EUA, mas não conseguiu, então, ele e sua família vieram para o Brasil, mesmo sem saber falar uma palavra do português.
Nessa época, Juscelino Kubitschek havia autorizado que as montadoras multinacionais se instalassem em São Paulo e para isso, uma grande mão de obra vinda do Norte e Nordeste chegou para trabalhar.
Como não estavam acostumados ao clima mais frio, Samuel enxergou uma oportunidade e passou a vender cobertores para essa população de baixa renda.
Para atender à demanda das pessoas sem dinheiro para comprar o produto, Samuel utilizava técnicas que facilitavam a venda, como o crediário.
Após 5 anos, ele abriu a sua primeira loja no centro de São Caetano do Sul e deu o nome de Casa Bahia, em homenagem aos seus clientes.
A empresa cresceu muito e se tornou a referência nacional em pagamentos parcelados, Samuel percebeu logo o modelo de sucesso, pois para o comprador é mais importante que a prestação caiba no bolso, do que pagar um montante menor no final.
Em 2009, as Casas Bahia se fundiram ao GPA (Grupo Pão de Açúcar) e em 2010 se fundiram à rede Ponto Frio, formando a empresa Via Varejo.
Porém, em 2019, Michael Klein, filho de Samuel, recomprou a empresa, se tornando o maior acionista da companhia.
No dia 20 de novembro de 2014, já aposentado, Samuel Klein faleceu, deixando um grande legado a seus familiares e a muitos brasileiros.
Frase
“A riqueza do pobre é o nome. O crédito é uma ciência humana, não exata. Não importa se o cliente é um faxineiro ou um pedreiro, se ele for bom pagador, a Casas Bahia dará crédito para que ele resgate a cidadania e realize seus sonhos.”