Sônia Hess de Souza

Sônia Hess de Souza

Sônia Hess de Souza é uma empresária brasileira, vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil e ex-presidente da grande camisaria Dudalina.

Sonia Hess

História

Sônia Hess nasceu em Luiz Alves, SC filha de Adelina Hess (ou Dona Lina) e de seu Duda.

Adelina Clara Hess de Souza tinha uma venda, junto com o seu marido, Rodolfo Francisco de Souza filho, o seu Duda.

Uma vez, seu Duda viajou para São Paulo para comprar estoques para a venda, mas acabou comprando tecido a mais, este excedente seria prejuízo para o casal se não fosse a criatividade de Adelina.

Usando o tecido que seu Duda comprou, ela fez a sua primeira camisa, depois de ver que a ideia foi boa, ela decidiu produzir outras. Pouco tempo depois, Dona Lina contratou duas costureiras para trabalhar com ela.

Mais tarde, a venda foi deixada de lado e o casal passou a se dedicar totalmente à produção das camisas. E assim, em 1957 nasceu a empresa Dudalina e em 1962, foi registrada com o nome de Indústria e comércio Dudalina SA.

Com o crescimento da empresa, a família se mudou para Blumenau.

Na década de 70, começou a exportar seus produtos para empresas estrangeiras. Então a empresa criou um escritório em São Paulo, para, assim, atender clientes de todo o Brasil.

A partir de 2003, a empresa passou a ser comandada por Sônia Hess (uma das filhas do casal), que modernizou a produção das camisas, melhorou o conforto de seus funcionários e introduziu novas técnicas de produção.

Em 2006, a empresa investiu na criação da rede de lojas Dudalina concept, e decidiu atuar em um segmento mais ousado, oferecendo peças com preços mais elevados, porém com as melhores malhas do mercado.

Em 2008, Dona Lina faleceu e a empresa passou a ser dos 16 filhos do casal.

Em 2010, a empresa decidiu expandir a sua atuação e criou a linha Dudalina feminina que fez o seu nome entre as executivas brasileiras e em 3 anos, a linha já representava 35% do faturamento da empresa.

Além disso, também foi criada a linha Dudalina júnior, com foco em crianças, que também foi bem aceita pelo mercado. O grupo se tornou a maior camisaria do Brasil e atingiu mais de 50 países com seus produtos.

 

Em 2013, por divergências entre os irmãos, a empresa foi vendida por cerca de 1 bilhão de reais.

Atualmente a marca Dudalina tem 6 fábricas e fatura mais de 500 milhões de reias por ano.

Ensinamentos

Sônia Hess de Souza é uma mulher forte, que acredita verdadeiramente no Brasil e na capacidade das pessoas de melhorá-lo. Ela e sua família, em especial a sua mãe, Dona Lina, são exemplos de empreendedores que fizeram acontecer, que transformaram as suas próprias vidas e de muitas outras pessoas, através do empreendedorismo.

Frase

“É preciso ser protagonista. Não dá pra ficar só ouvindo a banda passar, temos de ser parte da banda.”