Títulos públicos federais
Títulos públicos federais
Os títulos públicos federais são títulos de renda fixa que atraem investidores que buscam maior segurança na carteira, conheça agora quais são esses ativos.
O que são?
Qualquer investimento em renda fixa possui uma taxa de juros, um vencimento e representa a dívida do emissor do título em questão.
No caso dos títulos públicos não é diferente, esses ativos nada mais são do que títulos de renda fixa que representam a dívida do Tesouro Nacional.
Os títulos se dividem em três formas de rentabilidade:
- Pré-fixados (existe uma taxa conhecida no momento da compra, ex: 10% a.a.);
- Pós-fixados (acompanham um índice de referência, como a taxa Selic);
- Híbridos (são títulos que misturam as outras duas formas, ex: IPCA + 5% a.a.)
Tipos de Títulos
Apesar de se ouvir falar sobre investir em Tesouro Direto, na verdade o Tesouro Direto é a forma pela qual as pessoas físicas podem investir em títulos públicos, são eles:
- LTN (Letra do tesouro nacional): Também conhecido como Tesouro pré-fixado, é um título pré-fixado a uma determinada taxa.
- LFT (Letra financeira do tesouro): Também conhecido como Tesouro Selic, é um título pós-fixado na taxa Selic.
- NTN – B (Nota do tesouro nacional – série B): Também conhecido como Tesouro IPCA+ com juros semestrais, é um título híbrido que paga IPCA + taxa pré-fixada.
- Também existe o NTN – B principal, conhecido apenas como Tesouro IPCA+, que não possui juros semestrais.
- NTN – F (Nota do tesouro nacional – série F): Também conhecido como Tesouro pré-fixado com juros semestrais, é um título pré-fixado, porém que paga cupom semestral.
As Letras são títulos zero cupom, ou seja, o investidor recebe todo o dinheiro investido mais o rendimento apenas na data do vencimento.
Já as Notas são títulos que pagam cupom semestral (com exceção do NTN-B principal), ou seja, a cada seis meses o investidor recebe o rendimento da sua aplicação e na data do vencimento recebe o dinheiro investido no início.
Conclusão
Investir no Tesouro Direto é na verdade investir em um dos títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional, que representam a dívida do Tesouro.
Esse tipo de investimento é considerado o mais seguro possível, isso porque se trata de um título de dívida do Governo federal, ou seja, é impossível não ser remunerado ao investir em um título público.
É importante ressaltar que esse tipo de investimento não possui garantia do FGC.