Valorização imobiliária

Valorização imobiliária

A valorização imobiliária acontece por vários motivos e os participantes do mercado que sabem identificá-la podem aproveitar boas oportunidades, entenda agora como ocorre a valorização imobiliária!

O que é valorização imobiliária?

A valorização imobiliária é um fenômeno que aumenta o preço dos imóveis em uma determinada região.

O senso comum costuma pensar que a valorização imobiliária está sempre acontecendo, ou seja, que os imóveis estão sempre aumentando o seu valor, o que faz algum sentido, porém, é possível que os preços de imóveis caiam também.

É através da valorização imobiliária que diversos investidores conseguem obter lucro, ao comprar e vender imóveis na chamada especulação imobiliária, esperando algum movimento do mercado.

E é claro que os ativos atrelados ao setor imobiliário também são influenciados por esse fenômeno, como por exemplo os fundos imobiliários (FIIs).

Quais são as causas?

São alguns fatores que causam a valorização ou desvalorização imobiliária em alguma região.

Oferta e demanda por imóveis

Quando existe baixa oferta de imóveis ou alta demanda, os preços tendem a subir. O contrário é verdadeiro, quando a oferta é alta e a demanda baixa, os preços dos imóveis em geral tendem a cair.

Alguns fatores podem influenciar a oferta e demanda por imóveis, caso aconteça um aumento populacional, por exemplo, é provável que a demanda por imóveis aumente e consequentemente, os preços.

Infraestrutura no entorno

A infraestrutura no entorno dos imóveis diz muito sobre o seu valor, caso o entorno passe por melhorias, como estruturas para lazer, transporte ou oferta de produtos e serviços é provável que o valor dos imóveis aumente.

Indicadores da valorização imobiliária

Para perceber a valorização imobiliária se aproximando é necessário dar atenção a alguns índices importantes e comparar os preços de um tempo atrás com os preços atuais.

Índice FipeZap

O FipeZap (Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados) é um índice feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) junto a portal Zap imóveis.

Este índice analisa os valores de imóveis anunciados e é atualizado mensalmente.

Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C)

Este índice é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

O IGMI-C é feito com base em informações de diversos participantes do mercado como consultores, incorporadores, administradores e gestores de carteiras imobiliárias.

Ele busca mostrar a valorização de aplicações relacionadas a imóveis comerciais.

Índice Geral de Preços Imobiliários – Comercial (IGMI-R)

Este índice também é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) em parceria com Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Este índice se baseia apenas em imóveis residenciais e utiliza os preços presentes em laudos de imóveis financiados pelos bancos.

Conclusão

A valorização imobiliária é um conceito que merece a atenção de quem gosta de aproveitar boas oportunidades de lucro, porém, ela não está acontecendo a todo instante e os imóveis podem sim se desvalorizar.

O investimento em imóveis é bem comum entre os brasileiros mas, como qualquer investimento, deve ser feito com cuidado e estudo.

Além disso, para investir no setor imobiliário existem diversas opções além de comprar um apartamento ou uma casa, através dos fundos imobiliários (FIIs) é possível investir pouco dinheiro e ainda diversificar bem a carteira.