WhatsApp Pay

WhatsApp Pay

O sistema de pagamentos do WhatsApp, o WhatsApp Pay, é uma nova forma de transferência de capital entre pessoas físicas, saiba agora tudo sobre esse novo recurso!

O que é o WhatsApp Pay?

O WhatsApp Pay é um novo recurso do aplicativo WhatsApp, nele é possível transferir dinheiro de uma conta bancária a outra através do próprio WhatsApp.

Desde o dia 4 de maio de 2021, a nova funcionalidade está disponível para os brasileiros realizarem tranferências através do aplicativo.

O Brasil e a Índia foram os primeiros países a ganharem acesso ao WhatsApp Pay, justamente porque são os países com mais usuários do WhatsApp no mundo, a índia em primeiro lugar e o Brasil em segundo.

É importante dizer que por enquanto este recurso está disponível apenas para pessoas físicas, mas no futuro, o WhatsApp pretende habilitar esta função também para empresas, que serão taxadas para realizar tranferências, o que não acontece para pessoas físicas.

Como a nova função ainda está no início, existem alguns limites para a transferência:

  • Cada transação não pode ultrapassar R$ 1000,00;
  • Não é possível realizar mais de 20 transações por dia;
  • Existe um limite de R$ 5000,00 por mês.

Como habilitar?

Para habilitar esta função basta clicar no botão de “clipes” na conversa com alguém que você deseja transferir o dinheiro, dentro do aplicativo WhatsApp.

É importante ressaltar que é necessário utilizar um cartão de débito, podem ser cartões pré-pagos, múltiplos ou mesmo com a função débito ativada.

Depois, você será redirecionado para uma tela de cadastro no sistema do Facebook Pay, onde deverá preencher com algumas informações pessoais e com os dados do cartão, além de criar um Pin de segurança.

As bandeiras de cartão aceitas no momento são Visa e Mastercard e os bancos que permitem este novo recurso são: Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicred e Woop.

Para uma transferência ser realmente efetuada, a pessoa que recebe o dinheiro deve ter o sistema habilitado e deve aceitar aquele dinheiro, caso isso não aconteça em até dois dias, o valor volta para a conta do pagador.

Cuidados importantes ao utilizar o sistema

Em qualquer sistema de pagamento digital é preciso ter cuidado, porque não é raro ouvir histórias de golpes e roubos através da internet.

Para proteger o usuário contra esses ataques, o WhatsApp Pay oferece o Pin de segurança, ou seja, para realizar qualquer transferência é preciso inserir o Pin correto.

Além disso, é possível confirmar a transação através da biometria ou do reconhecimento facial, para os smartphones que possuem este recurso.

Todos os dados de pagamento e do cartão dos usuários são criptografados, o que aumenta ainda mais a segurança.

É importante habilitar a verificação de duas etapas também, que é uma funcionalidade de proteção do próprio WhatsApp para que ninguém roube e use o seu número de telefone (este recurso funciona com ou sem o WhatsApp Pay).

É preciso alertar que o pagador deve prestar muita atenção a quem está enviando o dinheiro, pois se ele realizar uma transferência para a pessoa errada, o dinheiro só voltará para a sua conta se quem recebeu enviar de volta.

Fontes

www.super.abril.com.br

www.tecmundo.com.br