O que é Inflação?

O que é inflação?

A inflação é a variação percentual dos valores das de produtos e serviços. Entenda agora tudo sobre este conceito!

Índices de inflação

Os dois principais índices de inflação utilizados no país são o IPCA e o IGP – M, confira um pouco sobre eles abaixo:

IPCA

O IPCA é um índice calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) todos os meses e mede a variação de preços de mercado para o consumidor final e através dele é possível entender as perdas do poder de compra ao longo do tempo.

O cálculo do IPCA é feito desde 1979 e é utilizado pelo Banco Central para monitorar a inflação no país, além disso ele é muito utilizado como benchmark para diversos produtos de investimento, em especial do Tesouro Nacional, para atrair investidores que desejam proteger o capital contra o mal da inflação.

Este índice leva em consideração os padrões de consumo das famílias brasileiras, considerando, por exemplo, alimentação, habitação, vestuário, transporte, saúde, despesas pessoais, educação e comunicação.

São 430 mil preços em 30 mil locais e de mais de 400 itens. Essa medição é feita mês a mês e o aumento do valor se torna referência para o índice de inflação.

Confira o nosso artigo sobre IPCA!

IGP – M

O IGP-M foi criado em 1940, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é um índice que mede a inflação, ele é calculado mensalmente até hoje pela mesma instituição.

Este índice é uma das versões do IGP (Índice Geral de Preços), um índice que registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final.

Confira o nosso artigo sobre IGP – M!

Fatores que influenciam a inflação

Alta da demanda

Quanto mais pessoas aptas para comprar determinado produto, o valor desse tende a subir para balancear a oferta e demanda.

Valor das comodities

Outro fator é atrelado ao valor de insumos ou comodities e bens de consumo. Então se o valor do algodão aumentar, isso irá afetar diretamente a indústria de vestuário e irá consequentemente aumentar o valor das suas roupas.

O mesmo acontece caso aconteça aumento de salários, impostos. Os produtores acabam passando esse aumento dos custos para os bens produzidos.

Política Monetária

E por último temos a política monetária de cada país.  No Brasil o órgão responsável é o COPOM (Comitê de Política Monetária), do Banco Central. Sua principal influência na inflação está com os ajustes da taxa Selic.

Quando a taxa Selic está baixa, os juros também vão estar. Isso estimula a circulação de dinheiro no país. São mais pessoas fazendo empréstimos, financiamentos, mais empresários investindo nas suas empresas. Isso estimula o consumo da população e resulta no aumento da inflação. Já o contrário, com altas taxas de juros, a população perde poder aquisitivo, diminui o consumo e estimula a redução da inflação.

Uma lata de coca cola em 2011 custava R$1,70, atualmente, a mesma lata custa R$2,70 um aumento percentual de quase 159%. Isso mostra como atua a inflação e como afeta diretamente seu bolso.

Inflação hoje

A última divulgação sobre o IPCA foi realizada no dia 9 de setembro de 2021 e apontou um acumulado de 5,67% até o momento no ano de 2021 e as projeções até o final do ano é de cerca de 7,58%, já o índice nos últimos 12 meses é de 9,68%.

Para o IGP – M apresenta um acumulado de 16,75% no ano de 2021 e as projeções até o final do ano são de 19,31%, já o índice nos últimos 12 meses é de 31,12%.

Gráfico – IPCA (1996 – 2018)